Coluna do Eduardo Torres: Xavante perde Thiago Perceu
Por Eduardo Torres · publicada em

Morreu na madrugada desta segunda-feira, o conselheiro e ex-dirigente do Brasil, Thiago Perceu, de 42 anos. Um dos fundadores do “Cresce, Xavante!”, Perceu foi peça chave na reforma do Bento Freitas, fazendo todos os contatos com a construtora e o conselho deliberativo do Brasil. Por esses serviços, o ex-presidente do clube, Rogerio Moreira, protocolou pedido junto ao Conselho, para conceder à Perceu o título de Sócio Benemérito. Lutando contra um agressivo tumor, ele não resistiu e não conseguiu vencer essa batalha.
Confesso que não era amigo de Thiago Perceu, porém, nos respeitávamos bastante. Eu respeitava o dirigente, e ele respeitava o cronista. Sempre vi o Perceu como um hábil articulador de bastidores, tendo o poder de persuação suficiente para convencer velhos baluartes Xavantes sobre questões nas quais ele considerava importante ao clube. Capitaneando o Cresce, lembro de ações coletivas importantes, como a troca da tela da Baixada e a implantação do sistema de drenagem e irrigação do gramado, o que mudou consideravelmente a qualidade do jogo na casa rubro negra.
Certa vez tivemos um problema, e este ocorreu fora dos muros da Baixada. Após eu ter dado uma opinião e ele não ter gostado, tivemos uma ríspida discussão. Alguns meses depois, em um local no qual não lembro onde, o próprio Perceu me surpreendeu, me cumprimentando e tratando de explicar seu lado em nossa confusão. Fiz o mesmo, e, após isso, aparamos as arestas e colocamos uma pedra em cima do assunto. Após isso, voltamos a ter um convívio tranquilo, e entrevistei-o muitas vezes.
No caso da reforma da Baixada, ele agiu como o timoneiro de um barco. Desde que a arquibancada do placar cedeu, no jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil de 2015, algo precisava ser feito, e até os passarinhos que dão rasantes sobre o gramado do Bento Freitas sabiam que era algo complexo. Bem relacionado com Rafael Nascimento, executivo da Porto 5, ele e o ex-presidente André Araújo, puxaram a frente de uma comissão que fez de tudo: de negociar com a construtora, junto do presidente Ricardo Fonseca, até acertar a complexa situação do terreno onde existia a antiga quadra de futebol de 7 do Brasil, dado para a construtora como contrapartida no negócio, onde hoje encontra-se o Studio Xavante. Ele ter recebido a homenagem com seu nome batizando o módulo da JK ainda em vida foi de extrema justiça.
Quando soube da sua enfermidade torci bastante por sua recuperação. Perceu era jovem e merecia sair dessa. Aliás, todos merecem, mas os jovens… não é por ser um, mas sou partidário de que precisamos do nosso tempo, para cumprirmos nossas missões na terra. Pelo que li e soube por amigos em comum, ele peleou contra a doença como Leandro Leite, Cleber ou o Hélio fizeram com a camisa do Brasil. Então vocês já devem imaginar o quanto. Me solidarizo com amigos, familiares e torcedores rubro negros consternados com o falecimento do Thiago. Que ele descanse em paz e esteja em bom lugar.
Os textos desta coluna são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a opinião dos editores do site.
Publicidade da época retirada nesta versão do acervo.
Clubes citados
Publicada na segunda versão do site.
Para citar: Eduardo Torres. “Coluna do Eduardo Torres: Xavante perde Thiago Perceu”. Rede Esportiva, 20 de dezembro de 2021. Disponível em https://redeesportiva.com.br/acervo/coluna-do-eduardo-torres-xavante-perde-thiago-perceu/