Na tarde desta terça (25), aconteceu uma reunião entre os times que integram a Primeira Liga e foi anunciado o fim da competição. A ideia é que seja criada uma associação dos times no lugar da disputa.
A reunião foi na sede do América-MG, na capital mineira, onde estiveram presentes os presidentes de América-MG e Paraná, e os representantes de Brasil, Fluminense, Criciúma, Ceará, Grêmio, Inter, Atlético-MG, Chapecoense, Vila Nova, Athletico e Corinthians. O Cruzeiro não esteve presente. A pauta reunião era o término do torneio e a sugestão de criação de um novo modelo de união entre os times: uma associação nacional de clubes visando melhorias em conjunto no futebol brasileiro.
O torneio foi disputado nos anos de 2016 e 2017. O último, com a participação do Brasil – que esteve no grupo com Fluminense, Inter e Criciúma. Na ocasião, o Xavante foi eliminado na primeira fase pelos cartões amarelos, critério desempate depois de pontos e saldo de gols.
Os clubes envolvidos na competição emitiram um comunicado oficial afirmando que o “calendário do futebol brasileiro já está superlotado”.
Os vencedores das únicas edições foram o Fluminense e o Londrina.
Comunicado oficial na íntegra:
“A Primeira Liga, por meio de reunião entre representantes de clubes fundadores, filiados e convidados, definiu nesta terça-feira suas novas diretrizes de atuação.
Após o debate, os clubes decidiram uma proposta de ajuste e evolução da Primeira Liga, que vai trabalhar em prol do futebol brasileiro, solucionando questões relevantes e pertinentes a todos os clubes.
A principal definição é de que a Primeira Liga não vai mais organizar uma competição, pois entende que o calendário do futebol brasileiro já está superlotado.
Desta forma, a Primeira Liga se propõe a contribuir para a construção de uma Associação Nacional de Clubes, a fim de trabalhar com foco na unificação das agremiações em busca de melhorias para o futebol brasileiro, tais como:
– Aperfeiçoamento e modernização das legislações esportiva, trabalhista e tributária; – Regularização da intermediação de negócios no futebol; – Captação de novas receitas no mercado para o futebol; – Entre outras;
Os Clubes irão trabalhar conjuntamente com as entidades de administração do desporto na busca de soluções para o crescimento do futebol brasileiro.”
Publicada na segunda versão do site, no endereço www.redeesportiva.com.br/gremio-esportivo-brasil/clubes-anunciam-o-fim-da-copa-primeira-liga/
Para citar: Rafaela Tavares. “Clubes anunciam o fim da Copa Primeira Liga”. Rede Esportiva, 25 de junho de 2019. Disponível em https://redeesportiva.com.br/acervo/clubes-anunciam-o-fim-da-copa-primeira-liga/