Pelotas e Guarani de Venâncio Aires, um confronto com muitas histórias

Hoje, dia 1 de maio, o Pelotas disputará a última partida na Boca do Lobo nesta primeira fase da Divisão de Acesso. O adversário será o Guarani de Venâncio Aires e uma vitória do Lobo pode significar a classificação às quartas de finais para a equipe comandada por Marcelo Mabília.

Pelotas e Guarani de Venâncio Aires se enfrentam desde 1991, quando o time da “Terra do Chimarrão” chegou pela primeira vez à Divisão Especial do futebol gaúcho. Mas neste texto destacaremos um confronto ocorrido no ano passado, válido pela segunda fase do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso de 2016. Este jogo aconteceu há quase um ano atrás, mais exatamente no dia 7 de maio, e foi vencido pelo Lobo, 1×0, com um gol marcado por Darlem.

Naquela ocasião o duelo valia pela primeira rodada da segunda fase da Divisão de Acesso e, ambos os lados, sabiam que uma vitória na arrancada da fase seria essencial para garantir uma futura boa campanha num estágio da competição em que as equipes jogariam apenas 8 jogos, praticamente metade do que tinha sido na fase inicial.

Para o Pelotas o jogo era muito importante, pois o Lobo necessitava desfazer a má impressão deixada na primeira fase, quando o time apresentou um futebol irregular e acabou apenas na quarta colocação do Grupo A, fazendo 21 pontos. Lembrando que esta irregularidade áureo-cerúlea começou após a conturbada saída de Fabiano Daitx, que foi substituído por Luiz Carlos Winck, que precisou remontar o grupo de jogadores do Pelotas, em processo que durou até o fim desta primeira fase.

Assim, o confronto entre Pelotas e Guarani foi vendido como o “jogo”, que poderia definir o futuro do Lobo na competição, pois o adversário tinha sido o melhor time da primeira fase, fazendo 28 pontos, sete a mais que o Pelotas, e havia perdido apenas duas partidas em 14 jogos que disputou.

Entrando no mérito do jogo em si, o Pelotas foi superior ao Guarani durante todo o confronto, apresentando um futebol convincente, com todos os setores compactados e tendo como grandes destaques os jogadores Darlem, autor do gol da vitória, e Vinícius Gollas, que fez a jogada do gol.

E esta vitória foi importante para o Lobo pois marcou a virada do time na Divisão de Acesso, já que na segunda fase a equipe da Avenida Bento Gonçalves foi campeã do seu grupo e garantiu vaga no Quadrangular Final com certa tranquilidade. Enquanto isso, o Guarani de Venâncio Aires foi ladeira abaixo e acabou na última colocação desta fase, obtendo uma única vitória em 8 jogos.

Deixe seu comentário