Pelotas e Avenida fazem confronto com histórico recente de controvérsias

Amanhã, dia 6 de maio, o Pelotas termina a disputa da fase inicial do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Pela terceira vez consecutiva, o Lobo da Avenida Bento Gonçalves tenta voltar à Primeira Divisão do campeonato estadual. O adversário do áureo-cerúleo na rodada final deste estágio da competição será o Avenida, de Santa Cruz do Sul, em jogo que acontecerá na cidade do Vale do Rio Pardo.

O histórico de confrontos entre as duas equipes não é vasto, tudo isso porque o Avenida passou boa parte de sua trajetória confinado às divisões inferiores do nosso futebol, enquanto o Pelotas frequentou muitas vezes o principal campeonato do estado do Rio Grande do Sul.

Assim, o grande momento entre Pelotas e Avenida aconteceu na temporada passada, quando ambos estiveram na Divisão de Acesso e disputaram duas fases no mesmo grupo. Mas os quatro jogos entre os dois times não passaram à história por terem sido decisivos e, sim porque teve uma grande polêmica envolvendo os dois clubes e o técnico Fabiano Daitx.

Daitx iniciou a temporada como treinador do Lobo e fez uma boa campanha, conquistando 15 dos 21 pontos que disputou. Mas alegando problemas pessoais, o profissional pediu demissão do Lobo e, para a surpresa de todos, alguns dias depois anunciou sua ida para o clube de Santa Cruz. Estava criada a celeuma.

Antes da saída de Fabiano Daitx do Pelotas as duas equipes já tinham se enfrentado e haviam empatado em 1×1, resultado que interrompeu uma série de três vitórias consecutivas do Lobo. Mas depois da saída de Fabiano o clima mudou e no segundo confronto entre as duas agremiações sentiu-se algo diferente no ar. Aproveitando-se do bom momento de Fabiano Daitx, que ainda estava invicto na competição, o Avenida não tomou conhecimento do Pelotas e venceu, 2×0.

Na segunda fase, a rivalidade pegou fogo, e no dia 11 de maio um Pelotas ajustado pelo técnico Luiz Carlos Winck segurou o ímpeto da equipe de Santa Cruz do Sul, em noite inspirada do goleiro Rafael Dal Ri. E a mistura de boa atuação do goleiro do Lobo e seu comportamento espalhafatoso acabou gerando declarações polêmicas do comandante do Avenida. E estas declarações incendiaram o pré-jogo da última disputa entre os dois clubes.

Assim, no dia 29 de maio, o Pelotas teve uma de suas melhores atuações na temporada de 2016 e goleou o Avenida, 4×1, fora o baile. O resultado ajudou o Lobo a conquistar vaga na fase final da Divisão de Acesso e tirou quaisquer esperanças de classificação do time de Santa Cruz do Sul. Desta forma encerrou-se a série de confrontos mais importantes entre Pelotas e Avenida, encontro que voltará a acontecer neste final de semana e que poderá valer o título do grupo a uma das duas equipes, garantindo importante vantagem nas fases eliminatórias da Divisão de Acesso.

Deixe seu comentário