Brasil já enfrentou o Boa Esporte, antes do clube ter esta denominação

Nesta terça-feira, dia 1 de agosto, o Brasil voltará a campo para disputar mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2017. O desafio da vez será contra o Boa Esporte Clube, recém-promovido da Terceira Divisão nacional. Para muitos, será a primeira vez que as duas agremiações se encontrarão, mas a história registra que, antes do Boa Esporte ter esta denominação, os dois clubes se encontraram, em um Campeonato Brasileiro da Série C, acontecido no ano de 2008.

Mas a diferença entre o jogo deste início de agosto e as partidas de 2008 é que o Boa Esporte se chamava Ituiutaba, e era sediado na cidade mineira de mesmo nome, localizada no Triângulo Mineiro, região sudoeste de Minas Gerais. Atualmente, o Boa Esporte tem sua sede na cidade de Varginha.

O Ituiutaba foi fundado em 1947, sendo denominado de Boa Vontade Esporte Clube no início da sua história. Este fato foi levado em conta pela prefeitura da cidade de Varginha, em 2011, quando aceitou acolher o Ituiutaba, exigindo que o clube passasse a ser novamente Boa Esporte.

O Ituiutaba profissionalizou-se em 1998, e em meados da década seguinte teve um grande crescimento no cenário futebolístico de Minas Gerais, conquistando vagas na Série C nacional a partir de 2005.

Três anos depois, os mineiros prepararam-se para uma das mais importantes Série C de todos os tempos, pelo menos até aquela época, pois serviria de classificatória ao certame do ano seguinte, que teria apenas 20 participantes e seria coberto pela televisão. Quem chegasse à terceira fase da Terceirona em 2008, estaria garantido no torneio do ano seguinte.

Embalados, os mineiros fizeram grandes campanhas nas duas primeiras fases da Série C de 2008, terminando na liderança do seu grupo de forma invicta em ambas as etapas, e conquistando 8 vitórias em 12 jogos. Na segunda fase, o Ituiutaba terminou quatro pontos à frente do tradicional Guarani de Campinas.

Enquanto isso, o Brasil que contava com um grupo que tinha como principais destaques Cláudio Millar, Alex Martins, Marcelo Moscatelli e Scharley, também passou pelas duas fases, embora sem ter sido brilhante, se comparado com o Ituiutaba. O Xavante, treinado por Itamar Schulle, sabia que teria que se superar para conseguir algo mais na Série C, já que a vaga para o ano seguinte já estava garantida. Mas ir ao Octogonal Final da competição e tentar o acesso à Série B não era proibido.

A superação teria que acontecer porque o rubro-negro ficou no mesmo grupo do Guarani campineiro e do eficiente Ituiutaba. Mas a dificuldade que se esperava foi relativa, pois apenas o Bugre teve fôlego e, manteve o nível anterior, e até melhorou o seu desempenho.

O Ituiutaba sentiu o peso da competição e já na estreia de fase foi derrotado pelo Brasil, no estádio Bento Freitas, por 4×2. O jogo aconteceu em 28 de setembro de 2008 e, apesar do placar, foi bastante disputado, pois os mineiros saíram na frente logo aos seis minutos da partida. O rubro-negro virou ainda na etapa inicial, mas o Ituiutaba buscou mais uma igualdade. O jogo foi decidido a partir dos 40 minutos do segundo tempo, quando Rodrigo e Scharley fizeram os tentos que confirmaram a importante vitória xavante na abertura de fase.

Na última rodada da terceira fase, Brasil e Ituiutaba se encontraram novamente, desta vez no interior de Minas Gerais. O Brasil já classificado ao Octogonal Final daquela Série C e o Ituiutaba sem chances de passar de etapa, fizeram outro jogo bastante movimentado, com cinco gols, e que acabou com a vitória mineira, 3×2. Em suma, este é o histórico de confrontos entre Brasil e Boa Esporte em campeonatos nacionais.

Deixe seu comentário